sábado, 1 de setembro de 2012

Introdução, itens XVI a XVII,

LE 007
A NAO CONCEPÇAO HUMANA DA DOUTRINA: A Doutrina dos Espíritos não e de concepção humana. Foi ditada pelas próprias Inteligências que se manifestam, quando ninguém disso cogitava, quando ate a opinião geral a repelia. Ora onde foram os médiuns beber uma doutrina que não passava pelo pensamento de ninguém na Terra? Perguntamos ainda mais: por que estranha coincidência milhares de médiuns espalhados por todos os pontos do globo terráqueo, e que jamais se viram, acordaram em dizer a mesma coisa? Se o primeiro médium que apareceu na França sofreu a influencia de opiniões já aceitas na America, por que singularidade foi ele buscá-las a 2.000 léguas além-mar e no seio de um povo tão diferente pelos costumes e pela linguagem, em vez de as tomar ao seu derredor?
Também ainda ha outra circunstancia em que não se tem atentado muito. As primeiras manifestações, na França, como na America, não se verificaram por meio da escrita nem da palavra, e, sim, por pancadas concordantes com as letras do alfabeto e formando palavras e frases. Foi por esse meio que as inteligências, autoras das manifestações, se declararam Espíritos. Ora, dado se pudesse supor a intervenção do pensamento dos médiuns nas comunicações verbais ou escritas, outro tanto não seria licito fazer-se com relação as pancadas, cuja significação não podia ser conhecida de antemão.
Poderíamos citar inúmeros fatos que demonstram, na inteligência que se manifesta, uma individualidade evidente e uma absoluta independência de vontade. LE pag.45.
A CIENCIA ESPIRITA EH EXPERIMENTAL E FILOSOFICA: A ciência espírita compreende duas partes: experimental , relativa as manifestações em geral, filosófica, relativa as manifestações inteligentes. Aquele que apenas haja observado a primeira se acha na posição de quem não conhecesse a Física senão por experiências recreativas, sem haver penetrado no âmago da ciência. A verdadeira Doutrina Espírita esta no ensino que os Espíritos deram, e os conhecimentos que esse ensino comporta são por demais profundos e extensos para serem adquiridos de qualquer modo, que não por um estudo perseverante, feito no silencio e no recolhimento. Porque, só dentro desta condição se pode observar um numero infinito de fatos e particularidades que passam despercebidos ao observador superficial, e firmar opinião. Não produzisse este livro outro resultado alem do de mostrar o lado serio da questão e de provocar estudos neste sentido e rejubilaríamos por haver sido eleito para executar uma obra em que, alias, nenhum mérito pessoal pretendemos ter, pois que os princípios nela exarados não são de criação nossa. O mérito que apresenta cabe todo aos Espíritos que a ditaram. Esperamos que dará outro resultado, o de guiar os homens que desejem esclarecer-se, mostrando-lhes, nestes estudos, um fim grande e sublime: o do progresso individual e social e o de lhes indicar o caminho que conduz a esse fim. LE pag.46/47.
A EVOLUCAO: Se observa a serie dos seres, descobre-se que eles formam uma cadeia sem solução de continuidade, desde a matéria bruta ate o homem mais inteligente. Porem, entre o homem e Deus, Alfa e Ômega de todas as coisas, que imensa lacuna! Será racional pensar-se que no homem terminam os anéis dessa cadeia e que ele transponha sem transição a distancia que o separa do infinito? A razão nos diz que entre o homem e Deus outros elos necessariamente haverá, como disse aos astrônomos que, entre os mundos conhecidos, outros haveria, desconhecidos. Que filosofia já preencheu esta lacuna? O Espiritismo no-la mostra preenchida pelos seres de todas as ordens do mundo invisível e estes seres não são mais do que os Espíritos dos homens, nos diferentes graus que levam a perfeição. Tudo então se liga, tudo se encadeia, desde o alfa até o ômega. LE pag. 47.
Questões para estudo e debate virtual
1 - Qual a explicação e finalidade para a concepção não humana da Doutrina Espírita?
2 - Como se explica, no caráter científico, seu aspecto experimental e filosófico ?
3 - Qual a explicação para a afirmação de que "tudo se liga, tudo se encadeia, do alfa ao ômega"?

Nenhum comentário:

Postar um comentário