segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Recuperação

Boa Noite

A todos que seguem o Blog "Estudo Espírita", agradeço pelos comentários, pela paciência de não ver mais nenhuma postagem nova. Só que foi como se tivessem se apoderado ou como se tivessem bloqueado meu blog, demorei a recuperá-lo, fiquei muito triste. Mas agora já recuperei, estou muito feliz. Agradeço a todos que seguem.
Coloco textos para vocês comentarem mesmo, discutir sobre os temas, expor suas idéias, mesmo que sejam contrárias. Acho o máximo.
Quanto o resumo do livro Renúncia, foi só um comentário muito pequeno que coloquei falando o que mais ou menos aborda o livro. Se fosse fazer o resumo ficaria muito extenso. Mais uma vez agradeço a todos que me seguem e continuem, tem muitas coisas interessantes vindo aí.
Que Deus nos abençõe. 
A Personalidade do Espírito

O espírito desencarnado conserva a mesma personalidade que teve na terra quando encarnado. Assim, quando desencarnarmos, não seremos nem mais nem menos do que hoje somos; acompanham-nos para o lado de lá nossas boas e nossa má qualidades. Contudo, como no mundo espiritual veremos as coisas tais quais elas são, sem o véu do  orgulho a obscurecer-nos a razão, redobramos de esforços para vencer nossas má qualidades; porque compreenderemos que estas serão sempre um entrave à nossa real felicidade.
Modifiquemos, pois, daqui por diante, nossa concepção a respeito dos espíritos. Eles não são fantasmas cuja única ocupação é assombrar-nos; também não são todo-poderosos para atenderem aos nossos caprichos; não sabem tudo para responderem a todas nossas perguntas; e não vivem, sofredores, em infernos eternos; nem, ociosos, em paraísos inúteis.

O Progresso
Através de nossas vidas sucessivas, ora num plano, ora noutro, qual o alvo a que devamos atingir?
Nosso alvo é a perfeição; atingi-lá-emos pelas nossas lutas, dores, sacrifícios, trabalhos e estudos.
A perfeição consiste em conseguirmos a virtude e a sabedoria. A virtude disciplina nosso coração; e a sabedoria, o nosso cérebro.
O Universo é a nossa universidade; e a terra, presentemente, a nossa oficina. A universidade nos ensinará a sabedoria e a virtude; a oficina nos facultará as oportunidades de aplicarmos as lições.
Tal é o progresso.

Livro: O Espiritismo Aplicado (Eliseu Rigonatti)