quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Tolerância - Depressão - A Sabedoria do Perdão

TOLERÂNCIA
O melhor meio de adquirir a tolerância é buscar compreender os motivos que levam as pessoas a agir de determinadas formas conosco.
Quase sempre são conflitiadas, frustradas, infelizes e que provavelmente não tiveram as oportunidades que tivemos para crescer psicologicamente.
Entender essas atitudes, sem ser coniventes com os seus erros, é ação coerente do cristão de hoje, em busca do próprio equilíbrio pessoal.


DEPRESSÃO
Resista às tristezas que lhe rondam os passos, buscando identificar-lhes as nascentes.
A depressão quase sempre decorre do desalento que se instala e não é detectado a tempo de evitar o mal maior.
As alegrias saudáveis, principalmente as provenientes da caridade exercida e do amor repartido, são antídotos excelentes contra os prejuízos causados pela depressão.
Observe-se, atento, e reaja com energia ao seu primeiro sinal!

A SABEDORIA DO PERDÃO
Perdoar é atitude sábia.
Quando você perdoa, você se liberta psicologicamente do fato e do ofensor, aos quais permaneceria vinculado pela mágoa ou pelo ódio.
O perdão liberta e os seus passos continuarão o caminho do futuro, porque pacificado e repleto de harmonia interior.
Perdoar denota mais coragem do que revidar.
Seja corajoso e perdoe o quanto antes aliviando-se do penoso fardo do desgosto e da mágoa...

Cremação

De quando em quando, amigos da Terra nos inquirem com respeito aos resultados possíveis da cremação que tenhamos porventura experimentado após o afastamento do corpo denso.
E efetivamente o assunto se reveste de significação e proveito, pelas repercussões do processo crematório no plano espiritual.
Por muito se examine, no mundo, a presença da morte física, conferindo-se-lhe foros de igualdade em quaisquer circunstâncias, o óbito não é idêntico no caminho de todos.
Qual ocorre no berço, quando o renascimento estabelece condições diferentes, do ponto de vista orgânico, para cada um de nós, a separação do veículo terrestre está revestida de características originais para cada indivíduo. Além da existência comum na Terra, nem todas as criaturas se observam imediatamente exoneradas da inquietação e do trauma, da ansiedade ou do apego exagerado a si próprias.
Temos companheiros que, na desencarnação pelo fogo se liberam de improviso de qualquer conexão com os recursos que usufruíram na experiência material. Entretanto, encontramos outros, em vasta maioria, que embora a lenta desencarnação progressiva que atravessaram, se reconhecem singularmente detidos nas impressões e laços da vida material, notadamente nas primeiras cinqüenta horas que se seguem à derradeira parada cardíaca no carro fisiológico. Fácil observar, em vista disso, que o período de espera, no espaço razoável de setenta e duas horas, entre o enrijecimento do corpo físico e a cremação respectiva, é tempo valioso para a generalidade de todos aqueles que se encontram em trânsito de uma vida para outra.
Isso é compreensível porque se muitos irmãos dispensam semelhante cuidado, desde os primeiros instantes de silêncio no cérebro, outros, aos milhares, se observam vinculados aos tecidos inertes de que já se desvencilharam, no anseio, embora vão, de revivescê-los. À face do exposto, nós, os amigos desencarnados, nada poderíamos aventar fundamentalmente contra a cremação. No entanto, entendendo que os nossos amigos - os homens da Esfera Física - ainda não dispõem de instrumento para analisar os graus de extensão e de intensidade do relacionamento entre o espírito recém-desencarnado e os resíduos sólidos que lhes pertenceram no mundo, consideramos justo que se lhes rogue o citado período de repouso, a favor dos chamados mortos, em câmara fria que lhes conserve a dignidade da forma. Depois disso o sepultamento ou a cremação nada mais representam, para a alma, que a desagregação mais lenta ou mais rápida das estruturas entretecidas em agentes físicos, das quais se libertou.

Do livro: Caminhos de Volta
Pelo Espírito: Emmanuel
Psicografia: Francisco Cândido Xavier

O Maior Ensinamento

A Espiritualidade Superior jamais deixou de assistir a Humanidade. Em todas as épocas, enviou missionários para orientá-la no caminho moral e para auxiliar o progresso das Ciências e das Artes: Krishna, Fo Hi, Lao Tsé, Confúcio, Buda, Pitágoras, Abraão, Moisés, Hermes, Sócrates, Platão, Fídias, Arquimedes, Cícero, Sêneca e numerosos outros registrados ou não pela História.
Com a civilização greco-romana a humanidade atingiu maturidade espiritual e cultural que lhe permitiu iniciar novo ciclo evolutivo.
Havia superado os grandes períodos do despertar da vida, da conquista da irritabilidade, da sensação, do reflexo, do instinto, da inteligência e da razão. Era chegado o momento do aperfeiçoamento do espírito.
Era chegada a hora de orientá-la a poder caminhar com segurança para destinos mais elevados, através de ensinamentos morais.
Para indicar o novo rumo, encarnou entre os homens o maior de todos os missionários, o Messias esperado pelo povo hebreu, o mais perfeito espírito que os terráqueos conheceram. Encarnou o "Cristo Planetário": Jesus, filho de Maria e José, em Belém da Judéia.
Jesus não foi apenas um legislador moralista: sua autoridade decorria da natureza excepcional do seu espírito e da natureza divina de sua missão - como refere Allan Kardec, em "O Evangelho Segundo o Espiritismo".
Ensinou o caminho que é a verdade e a vida. Seus conselhos morais, admirados por toda a humanidade, estão marcados indelevelmente nos Evangelhos escritos por Mateus, Marcos, Lucas e João.
Jesus revelou um Deus bom e justo; sua moral era repleta de amor, caridade e humildade: Bem-aventurados os pobres de espírito (os humildes), os puros de coração, os brandos e os pacíficos, os misericordiosos; amai ao próximo e aos próprios inimigos; fazei ao próximo o que quereríeis que vos fizessem; perdoai sempre; praticai o bem sem exibicionismo; não julgueis a ninguém; sede severos com vós próprios; amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a vós mesmos.
Condenou o ódio, o egoísmo, o orgulho, a vaidade, a injustiça, a inveja, a prepotência, a revolta e a vingança.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

A Idade de ser Feliz

Existe somente uma idade para a gente ser feliz,
somente uma época na vida de cada pessoa
em que é possível sonhar e fazer planos
e ter energia bastante para realizá-las
a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.

Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente
e desfrutar tudo com toda intensidade
sem medo, nem culpa de sentir prazer.

Fase dourada em que a gente pode criar
e recriar a vida,
a nossa própria imagem e semelhança
e vestir-se com todas as cores
e experimentar todos os sabores
e entregar-se a todos os amores
sem preconceito nem pudor.

Tempo de entusiasmo e coragem
em que todo o desafio é mais um convite à luta
que a gente enfrenta com toda disposição
de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO,
e quantas vezes for preciso.

Essa idade tão fugaz na vida da gente
chama-se PRESENTE
e tem a duração do instante que passa.

desconhecido

Mensagens de Otimismo

Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.

Buda


Não deixe de acreditar no amor, mas certifique-se de estar entregando seu coração para alguém que dê valor aos mesmos sentimentos que você dá, manifeste suas idéias e planos, para saber se vocês combinam, e certifique-se de que quando estão juntos aquele abraço vale mais que qualquer palavra...

Luís Fernando Veríssimo

Frases de Otimismo

"Não preciso me drogar para ser um gênio... Não preciso ser um gênio para ser humano... Mas preciso do seu sorriso para ser feliz.". Charles Chaplin

"Já perdoei erros quase imperdoáveis, tentei substituir pessoas insubstituíveis e esquecer pessoas inesquecíveis. Já fiz coisas por impulso, já me decepcionei com pessoas quando nunca pensei me decepcionar, mas também decepcionei alguém. Já abracei para proteger, já dei risada quando não podia, fiz amigos eternos, amei e fui amado, mas também fui rejeitado, fui amado e não amei. Já gritei e pulei de tanta felicidade, já vivi de AMOR e quebrei a cara muitas vezes! Já CHOREI ouvindo música e vendo fotos, já liguei só para ouvir a voz, me apaixonei por um sorriso, já pensei que fosse morrer de tanta saudade, tive medo de perder alguém especial (e acabei perdendo)! Mas vivi!Viva! Não passo pela vida... você também não deveria passar! Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante." Charles Chaplin