quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

O Maior Ensinamento

A Espiritualidade Superior jamais deixou de assistir a Humanidade. Em todas as épocas, enviou missionários para orientá-la no caminho moral e para auxiliar o progresso das Ciências e das Artes: Krishna, Fo Hi, Lao Tsé, Confúcio, Buda, Pitágoras, Abraão, Moisés, Hermes, Sócrates, Platão, Fídias, Arquimedes, Cícero, Sêneca e numerosos outros registrados ou não pela História.
Com a civilização greco-romana a humanidade atingiu maturidade espiritual e cultural que lhe permitiu iniciar novo ciclo evolutivo.
Havia superado os grandes períodos do despertar da vida, da conquista da irritabilidade, da sensação, do reflexo, do instinto, da inteligência e da razão. Era chegado o momento do aperfeiçoamento do espírito.
Era chegada a hora de orientá-la a poder caminhar com segurança para destinos mais elevados, através de ensinamentos morais.
Para indicar o novo rumo, encarnou entre os homens o maior de todos os missionários, o Messias esperado pelo povo hebreu, o mais perfeito espírito que os terráqueos conheceram. Encarnou o "Cristo Planetário": Jesus, filho de Maria e José, em Belém da Judéia.
Jesus não foi apenas um legislador moralista: sua autoridade decorria da natureza excepcional do seu espírito e da natureza divina de sua missão - como refere Allan Kardec, em "O Evangelho Segundo o Espiritismo".
Ensinou o caminho que é a verdade e a vida. Seus conselhos morais, admirados por toda a humanidade, estão marcados indelevelmente nos Evangelhos escritos por Mateus, Marcos, Lucas e João.
Jesus revelou um Deus bom e justo; sua moral era repleta de amor, caridade e humildade: Bem-aventurados os pobres de espírito (os humildes), os puros de coração, os brandos e os pacíficos, os misericordiosos; amai ao próximo e aos próprios inimigos; fazei ao próximo o que quereríeis que vos fizessem; perdoai sempre; praticai o bem sem exibicionismo; não julgueis a ninguém; sede severos com vós próprios; amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a vós mesmos.
Condenou o ódio, o egoísmo, o orgulho, a vaidade, a injustiça, a inveja, a prepotência, a revolta e a vingança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário