quarta-feira, 24 de março de 2010

Amizade

Seus amigos abusam daquilo que você oferece? O falso amigo pode estar em qualquer lugar e se aproximar de determinada pessoa por ela possuir algo que lhe traga vantagens, como um objeto de valor, dinheiro para financiar saídas em grupo, boa aparência ou até mesmo a alguém com quem você se relaciona. O que não significa que você não deva ser generoso: essa é uma virtude das mais nobres e que certamente lhe trará a admiração (e não necessariamente a exploração) de muita gente. Só que é sempre bom abrir o olho, claro!

Ele(a) é uma boa influência? A amizade é algo tão importante para o crescimento do ser humano que ela chega a ser responsável pelo crescimento ou regressão de uma personalidade. Ao lado de pessoas que querem nosso bem, acontece naturalmente um crescimento mútuo entre ambos, um tende a ajudar o outro. O que não ocorre em falsas amizades, como entre usuários de entorpecentes. Apenas 1% dos dependentes de drogas iniciam o uso por vontade própria, nos outros casos são convencidos por falsos amigos a experimentar. E isso também vale para tantas outras "aventuras" em que às vezes pessoas próximas nos envolvem: se você acha que algo é errado, não faça. É clichê, mas é verdade: um verdadeiro grupo de amigos aceitará você do jeito que você realmente é.

O corpo fala - verifique se "o amigo" se aproximou de você depois que comprou algo, como um carro, por exemplo.

Ligações demasiadas também indicam interesse momentâneo em algo

Desilusões acontecem, mas claro que, fazendo por merecer, a vida nos trará muitas amizades verdadeiras.

Após ler esses conselhos você tem duas opções: revoltar-se com todos a sua volta ou valorizar ainda mais os bons amigos que tem.

Espírito Esportivo

Um dos slogans mais conhecidos que definem a prática esportiva é aquele que diz: “Esporte é Vida, Esporte é Saúde. Pratique Esporte”. E esta realmente é uma verdade inquestionável, uma vez que se trata de uma atividade que, feita de forma adequada, só traz benefício para o corpo e a mente do ser humano.
Não se questiona também o poder educativo que o esporte traz em seu contexto. Ao praticarmos qualquer modalidade esportiva, mais importante do que a vitória são os ensinamentos de companheirismo, de respeito e de solidariedade que podemos aferir. É uma boa maneira de incutir, sobretudo na cabeça de nossas crianças, que somente com o entrosamento com outros seres e o respeito às regras é que os objetivos serão plenamente alcançados.
Além do poder educativo, o esporte possui também uma grande carga social. Através dele, temos a possibilidade de unir povos, de juntar desiguais, de dar rumo e sentido para a vida de muitas crianças e jovens que estão sem saber que caminho trilhar. São inúmeras entidades de assistência social, além de trabalhos desenvolvidos por prefeituras e governos estaduais, que usam a força do esporte para formar cidadãos, para tirar nossas crianças e jovens da marginalidade, do álcool e das drogas.
Ou seja, existe no esporte uma grande possibilidade de prestarmos, aqui na Terra, nossos deveres primordiais como espíritas, como seguidores desta doutrina consoladora e edificadora: a caridade e a busca da paz. Quantas vidas podem ser salvas com o esporte? Quantas crianças podem ser salvas das drogas, dos descaminhos, através de trabalhos exemplares pelo esporte? Quantas guerras podem ser evitadas e quantas vezes vemos a paz aflorar em tantos lugares através da prática esportiva?
Existem muitos exemplos de como o esporte pode superar fortes rancores. Na Copa do Mundo da França, em 1998, foi um marco de união e paz o jogo entre Estados Unidos e Irã, dois países notoriamente inimigos, mas que, naqueles 90 minutos de bola rolando, deixaram de lado suas diferenças em nome da paz e do espírito esportivo. Outro grande exemplo foi o famoso Santos de Pelé, Coutinho, Pepe e companhia, que chegou até a parar uma guerra na África para que todos pudessem se encantar com a magia do futebol.
Entretanto, não se percebe no movimento espírita qualquer menção neste sentido. Não se vê que o esporte, a exemplo da música, da literatura e do teatro, pode ser também uma fonte de ensinamento das virtudes cristãs. Talvez porque ainda se veja o esporte apenas por seu aspecto competitivo, sem percebe3r que ele dignifica e enobrece o homem, que aflora no competidor sério e bem orientado o respeito e o amor ao próximo.

A Importância dos Ídolos
“O importante é Competir” dizia o Barão Pierre de Coubertain, criador dos jogos olímpicos.
Questionado sobre que deveria ser o modelo, o exemplo que todo espírita deveria ter em mente para saber como conduzir sua vida e seus atos, Allan kardec disse que tal figura era Jesus Cristo. Trazendo para o âmbito esportivo, quem deve ser esse exemplo, aquele que, através de suas virtudes, mostre às gerações seguintes como agir? Esse papel cabe aos ídolos.
Assim como um filho deve se espelhar nos exemplos de seus pais, o esportista em formação terá no ídolo, no craque, no expert da modalide esportiva o modelo a ser seguido. Disto decorre também que, da mesma maneira que os pais devem tomar todo o cuidado para não ensinarem coisas erradas a seus filhos, os esportistas de destaque devem ter toda uma preocupação com suas vidas, lembrando que milhares de crianças e jovens vão seguir seus ensinamentos dentro e fora da prática esportiva.
É isso! Em sua magnanimidade e sabedoria ilimitada, Deus oferece a estes espíritos a chance de usar uma atividade sadia para trazer bons exemplos, mostrar virtudes, enfim, educar os espíritos encarnados. Usar de sua habilidade, do dom que lhe foi concedido, para trabalhar pelo bem da humanidade, pelo bem de seu semelhante.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Reencarnação

Reencarnação nem sempre é sucesso expiatório, como nem toda luta no campo físico expressa punição.
Suor na oficina é acesso à competência.
Esforço na escola é aquisição de cultura.
Porque alguém se consagre hoje à Medicina, não quer isso dizer que haja ontem semeado moléstias e sofrimentos.
Muitas vezes, o Espírito, para senhorear o domínio das ciências que tratam do corpo, voluntariamente lhes busca o trato difícil, no rumo de mais elevada ascensão.
Porque um homem se dedique presentemente às atividades da engenharia, não exprime semelhante escolha essa ou aquela dívida do passado na destruição dos recursos da Terra.
Em muitas ocasiões, o Espírito elege esse gênero de trabalho, tentando crescer no conhecimento das leis que regem o plano material, em marcha para mais altos postos na Vida Superior.
Entretanto, se o médico ou o engenheiro sofrem golpes mortais no exercício da profissão a que se devotam, decerto nela possuem serviço reparador que é preciso atender na pauta das corrigendas necessárias e justas.
Toda restauração exige dificuldades equivalentes. Todo valor evolutivo reclama serviço próprio.
Nada existe sem preço.
Por esse motivo, se as paixões gritam jungidas aos flagelos que lhes extinguem a sombra, as tarefas sublimes fulgem ligadas às renunciações que lhes acendem a luz.
À vista disso, não te habitues a medir as dores alheias pelo critério de expiação, porque, quase sempre, almas heróicas que suportam o fogo constante das grandes dores morais, no sacrifício do lar ou nas lutas do povo, apenas obedecem aos impulsos do bem excelso, a fim de que a negação do homem seja bafejada pela esperança de Deus.
Recorda que, se fosses arrebatado ao Céu, não tolerarias o gozo estanque, sabendo que os teus filhos se agitam no torvelinho infernal. De imediato, solicitarias a descida aos tormentos da treva para ajudá-los na travessia da angústia...
Lembra-te disso e compreenderás, por fim, a grandeza do Cristo que, sem débito algum, condicionou-se às nossas deficiências, aceitando, para ajudar-nos, a cruz dos ladrões, para que todos consigamos, na glória de seu amor, soerguer-nos da morte no erro à bênção da Vida Eterna. (Reunião pública de 6/4/59
Questão nº 617, Religião dos Espíritos, FCXavier)

A Faculdade de Curar

A faculdade de curar, para manter-se íntegra, não deve permanecer precavida tão-somente contra o pagamento em dinheiro amoedado.
Há outras gratificações negativas a que lhe cabe renunciar, a fim de que não seja corroída por paixões arrazoadas que começam nos primeiros sinais de personalismo excessivo.
Imprescindível saber olvidar o vinho venenoso da bajulação, a propaganda jactanciosa, o perigoso elixir da lisonja e a aprovação alheia como paga espiritual.
Quem se proponha a auxiliar aos enfermos, há que saber respirar no convívio da humildade sincera, equilibrando-se, cada instante, na determinação de servir.
Para curar é preciso trazer o coração por vaso transbordante de amor e quem realmente ama não encontra ensejo de reclamar.
Compreendendo as nossas responsabilidades com o Divino Médico, se queres efetivamente curar, cala-te, aprende, trabalha honrando a posição de servidor de todos a que Jesus te conduziu.
Auxilia aos ricos e aos pobres, como quem sabe que fartura excessiva ou carência asfixiante são igualmente enfermidades que nos compete socorrer.
Ampara aos amigos e aos adversários, aos alegres e aos tristes, aos melhores e aos menos bons, como quem compreende na Terra a valiosa oficina de reajuste e elevação.
Reconheçamos que toda honra pertence ao Senhor, de quem não passamos de apagados e imperfeitos servidores.
Não te afastes da dependência do Eterno Benfeitor e, movimentando os próprios recursos, a beneficio dos que te cercam, guardemos a certeza de que, curando, seremos curados por nossa vez, soerguendo-nos, enfim, para a vitória real do espírito, em cuja luz os monstros da penúria e da vaidade, da ignorância e do orgulho não mais nos conseguirão alcançar. (Mediunidade e Sintonia, 18, FCXavier)

O Bom Livro

"Se a página reflete os venenos sutis da parcialidade humana, semelhante mensagem do pensamento não procede das esferas mais nobres da vida, mesmo que se origine da ação dos Espíritos desencarnados, supostamente superiores..." - Emmanuel

André Luiz

O livro edificante é sementeira da Luz Divina, aclarando o passado, orientando o presente e preparando o futuro...
Instrutor do espírito – esclarece sem exigências,
Médico da alma – cura sem ruído,
Sacerdote do coração – consola sem ritos exteriores.
Amigo vigilante – ampara em silêncio,
Companheiro devotado – jamais abandona,
Cooperador eficiente – não pede compensações.
Semeador do infinito – fecunda os sentimentos,
Benfeitor infatigável – permanece fiel,
Arquiteto do bem – constrói no espírito imorredouro.
Altar da simplicidade – revela a sabedoria,
Fonte inesgotável – jorra bênçãos de paz,
Campo benfazejo – prepara a vida eterna.
Lâmpada fulgurante – brilha sem ofuscar,
Árvore compassiva – frutifica sem condições,
Celeiro farto – supre sem perder.

(Do livro "Relicário De Luz", Francisco Cândido Xavier)

Salve Rainha

Sinal da Cruz
Salve Rainha,Mãe de Misericórdia, vida, doçura e esperança nossa , salve! A vós brandamos os degredados filhos de Eva, a vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia pois, advogada nossa! Vossos olhos, misericordiosos, a nós volvei. E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus Bendito Fruto do Vosso Ventre! Ó Clemente! Ó Piedosa! Ó Doce e sempre Virgem Maria! Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo!
Assim sejamos perdoados dos nossos pecados e por vossa intercessão alcancemos a graça que vos pedimos, Poderosa e Pura Mãe de Deus, e nos tornemos merecedores da bem aventurança eterna.
Assim Seja.