domingo, 1 de maio de 2011

Estudo : Umbral na visão de André Luiz e na visão de um Guardião

Estudo : Umbral na visão de André Luiz e na visão de um Guardião
Comparando as passagens dos livros.
Do Livro “Nosso Lar”  (Chico Xavier)
Do Livro Guardião da Meia-Noite : (Rubens Saraceni)

Nas Zonas Inferiores – pág. 13
    1-parágrafo:  “Eu guardava a impressão de haver perdido a idéia de tempo. A noção de espaço esvaíra-se-me de há muito”.
  2- “Estava convicto de não mais pertencer ao número dos encarnados no mundo e, no entanto, meus pulmões respiravam a longos haustos”.
  4-“A paisagem, quando não totalmente escura, parecia banhada de luz alvacenta, como que amortalhada em neblina espessa, que os raios de sol aquecessem de muito longe”.
   5- “Perdera toda a noção de rumo. O receio do ignoto e o pavor da treva absorviam-me todas as faculdades de raciocínio, logo que me desprendera dos últimos laços físicos, em pleno sepulcro”! (N.L) 

Pág. 61 – 7 parágrafo;
     “Fui acompanhando mentalmente o percurso e senti dores horríveis quando desceram os degraus da entrada, pouco depois. Gritava muito por socorro, mas parece que ninguém se incomodava”.
 Pág. 90
     “O Umbral, ou purgatório, é um lugar onde não impera lei alguma. Foi ali que fiquei por muitos anos, até sair da cova. Aquilo é o nada. Você não tem noção de tempo ou espaço e nada existe além do tormento do espírito. Como eu era um grande devedor da Lei Maior, não havia retorno: ou descia mais um pouco, ou enlouquecia”. (Guardião)

O Umbral pág. 58
Explicação de Lísias para André.
    5- parágrafo: “O Umbral começa na crosta terrestre. É a zona obscura de quantos no mundo não se resolveram a atravessar as portas dos deveres sagrados, a fim de cumpri-los, demorando-se no vale da indecisão ou no pântano dos erros numerosos. Quando o espírito reencarna, promete cumprir o programa de serviços do Pai;entretanto, ao recapitular experiências no planeta, é muito difícil fazê-lo, para só procurar o que lhe satisfaça ao egoísmo. Assim é que mantidos são o mesmo ódio aos adversários e a mesma paixão pelos amigos”.
     Pág. 59, segundo parágrafo: “O Umbral funciona, portanto, como região destinada a esgotamento de resíduos mentais; uma espécie de zona purgatorial, onde se queima a prestações o material deteriorado das ilusões que a criatura adquiriu por atacado, menosprezando o sublime ensejo de uma existência terrena”.
Pág. 60 – 1 parágrafo: ‘O Umbral é região de profundo interesse para quem esteja na Terra. Concentra-se, aí, tudo o que não tem finalidade para a vida superior”
 “Há legiões compactas de almas irresolutas e ignorantes, que não são suficientemente perversas para serem enviadas a colônias de reparação mais dolorosa, nem bastante nobres para serem conduzidas a planos de elevação. Representam fileiras de habitantes do Umbral, companheiros imediatos dos homens encarnados, separados deles apenas por leis vibratórias. Não é de estranhar, portanto, que semelhantes lugares se caracterizem por grandes perturbações. Lá vivem agrupam-se, os revoltados de toda espécie. Formam, igualmente, núcleos invisíveis de notável poder, pela concentração das tendências e desejos gerais”.
 “Pois o Umbral está repleto de desesperados. Por não encontrarem o Senhor à disposição dos seus caprichos, após a morte do corpo físico, e, sentindo que a coroa da vida eterna é a glória intransferível dos que trabalham com o Pai, essas criaturas se revelam e demoram em mesquinhas edificações”. (N.L.)

Pág. 91 – “O Umbral é isso, meu amigo: o esquecimento da Lei. Vi espíritos vagando por lá durante séculos. Perdem toda a fé e a esperança. Ali não vai ninguém para socorrê-los; cada um tem de achar sua própria saída. Não lhe lançam uma escada para se elevar; você tem de construir sua própria escada. Existem, ali, alguns agrupamentos de espíritos socorristas muito fechados. Eu mesmo conheço muitos desses locais”.
-“Não saem em busca das almas ou espíritos que vagam sem rumo”?
-Quem lhe falou isso?
-Li em um livro.
    - “Conversa fiada para iludir incautos. O que falaram ou descreveram não foi um Umbral ou Purgatório como nós, os guardiões, conhecemos muito bem, mas, sim, as camadas de atração de almas pouco devedoras. Essa é uma região onde andam livres todos os tipos de espíritos. Na faixa vibratória a que chamam de Umbral ou Purgatório, o espírito pode ir aonde quiser sem que ninguém o incomode, ou seja, pode agregar-se a quem quiser”.
     “No verdadeiro Umbral, apenas os guardiões penetram, tanto os da luz como os das trevas, e assim mesmo com certa cautela, pois lá não impera lei alguma. Essa região é habitada por aqueles que não pertencem nem aos céus nem aos infernos. Ali, nem os das trevas (pág. 92) entram, pois não tem direito sobre quem lá está Só os idiotas, como eu, que clamam por eles, é que são tirados de lá por seus servidores”. (Guardião).
  
     Pág 60 parágrafo 4: “A zona inferior a que nos referimos é qual a casa onde não há pão: todos gritam e ninguém tem razão. O viajante distraído perde o comboio, o agricultor que lá permanece o tempo que se faça necessário”. (N.L.)
Pág. 61 parágrafo 3: “É nessa zona que se estendem os fios invisíveis que ligam as mentes humanas entre si. O plano está repleto de desencarnados e de formas-pensamento dos encarnados, porque, em verdade, todo espírito, esteja onde estiver, é um núcleo irradiante de forças que criam, transformam ou destroem, exteriorizadas em vibrações que a ciência terrestre presentemente não pode compreender. E é pelo pensamento que os homens encontram no Umbral os companheiros que afinam com as tendências de cada um. Toda alma é um ímã poderoso. Há uma extensa humanidade invisível, que se segue à humanidade visível. Os missionários do Umbral encontram fluidos pesadíssimos emitidos, sem cessar, por milhares de mentes desequilibradas, na prática do mal, ou terrivelmente flageladas nos sofrimentos retificadores”. (N. L.)

Nosso Lar pág.14 e 15
Parágrafo 3: “Em momento algum, o problema religioso surgiu tão profundo a meus olhos... (...) Verificava que alguma coisa permanece acima de toda cogitação meramente intelectual. Esse algo é a fé, manifestação divina ao homem. Semelhante análise surgia, contudo, tardiamente. De fato, conhecia as letras do Velho – Testamento e muita vez folheara o Evangelho; entretanto, era forçoso reconhecer que nunca procurara as letras sagradas com a luz do coração”. (N. L).

Guardião:
     “Se eu tivesse mantido minha fé no Criador, com o tempo seria despertado do meu estado ilusório e resgatado para algum local adequado.
- Ou seja, tudo ali é uma prova para a fé de cada um, não?
-Vejo que você compreendeu o que falei.
- Muito interessante, pois contraria tudo o que sei sobre o Umbral.
- É isso mesmo. Ali ninguém o ajuda porque não é permitido. Quem disser o contrário, está mentindo ou não conhece o verdadeiro Umbral.
O Criador prova a cada um que Ele existe, e todos os que têm alguma dúvida conhecem o Umbral, ou zona neutra, onde a lei reina implacável. Você é provado a cada segundo, até as raias da loucura. Apenas os que enlouquecem não definem um rumo. Permanecem ali por séculos e perdem a noção de tudo.
     Há três saídas para aqueles que são condenados ao purgatório: ou sobem, ou descem, ou permanecem. De vez em quando, uma força misteriosa agita o Umbral. Não é visível para o mais iluminado dos espíritos nem para o mais poderoso ser das trevas. Sabemos disso porque, numa dessas agitações, nós estávamos lá. Essa foca misteriosa colhe milhares de espíritos, computa-os dentro de um envoltório luminoso e os leva a um lugar que desconheço. De lá, são imediatamente conduzidos à reencarnação, sem noção alguma do que lhes ocorreu desde o momento em que essa luz misteriosa os tinha envolvido.
     Na verdade, toda essa região é pura criação de mentes combalidas pela dor de seus corpos e almas. Imagine um pesadelo e você terá uma noção do que é o Umbral. Cada um o vê à sua maneira e encontra nele os monstros particulares que alimentou durante sua passagem pela carne. O Umbral é a materialização dos medos do subconsciente de cada um. É uma zona em constante mutação”.(Guardião).

Nosso Lar pág 15 parágrafo 3: Conselho do André Luiz.
      “Oh! Amigos da Terra! Quantos de vós podereis evitar o caminho da amargura com o preparo dos campos interiores do coração? Acendei vossas luzes antes de atravessar a grande sombra. Buscai a verdade, antes que a verdade vos surpreenda. Suai agora para não chorardes depois”. (N. L.)

OBS: Como nós devemos estudar tudo com muita responsabilidade, espero que gostem deste estudo.