segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A Transexualidade, Bissexualidade e homossexualismo vista pelo Espiritismo

As múltiplas experiências humanas pela reencarnação e os repetidos contatos com ambos os sexos proporcionam ao espírito as tendências sexuais na feminilidade ou masculinidade e este reencarna com ambas polaridades e se junge, muitas vezes contrariado, aos impositivos da anatomia genital e da educação sexual que acolhe em seu ambiente cultural.
Consoante essas experiências tenderá para qualquer das duas opções e o fará nem sempre de acordo com sua aspiração interior, que poderá ser inverso ao que determina o meio socio-cultural.Emmanuel ensina na obra “Vida e Sexo” que o “Espírito passa por fileira imensa de reencarnações, ora em posição de feminilidade, ora em condições de masculinidade, o que sedimenta o fenômeno da bissexualidade, mais ou menos pronunciado, em quase todas as criaturas.” ( ) Além disso há vários fatores educacionais que poderiam contribuir para despertar no indivíduo as tendências sepultadas nas profundezas de seu inconsciente espiritual.
E, ainda que desempenhe papéis de acordo com a sua anatomia genital e que seu psiquismo se constitua de acordo com sua opção sexual, poderá ocorrer que se desperte com desejos de ter experiências afetivas com pessoas do mesmo sexo. Tal ocorrência poderá lhe tumultuar a consciência caracterizando, por aquele motivo, um transtorno psíquico-emocional.
A convivência do espírito com o sexo oposto ao que adotou em cada encarnação, bem como aquelas na qual exerceu sua opção sexual, irão plasmar em seu psiquismo as tendências típicas de cada polaridade. Explica Emmanuel, a homossexualidade, também hoje chamada transexualidade, em alguns círculos de ciência, definindo-se, no conjunto de suas características, por tendência da criatura para a comunhão afetiva com uma outra criatura do mesmo sexo, não encontra explicação fundamental nos estudos psicológicos que tratam do assunto em bases materialistas, mas é perfeitamente compreensível, à luz da reencarnação.”( )
Na questão 202 de O Livro dos Espíritos, Allan Kardec indaga aos Espíritos: "Quando errante, que prefere o Espírito: encarnar no corpo de um homem, ou no de uma mulher?" "Isso pouco lhe importa” responderam os Benfeitores, “o que o guia na escolha são as provas por que haja de passar"( ) esclareceram os Espíritos. A genética tem tentado encontrar genes que explicariam a homossexualidade como sendo desvio de comportamento sexual. A psiquiatria tenta encontrar enzimas cerebrais que poderiam influenciar no comportamento sexual. Mas a sede real do sexo não se acha no veículo físico, porém na estrutura complexa do espírito. É por esse prisma que devemos encarar as questões relacionadas ao sexo. Dia virá que “a coletividade humana aprenderá, gradativamente, a compreender que os conceitos de normalidade e de anormalidade deixam a desejar quando se trate simplesmente de sinais morfológicos”.
Não podemos confundir homossexualismo com desvio de caráter, até porque os deslizes sexuais de qualquer tendência têm procedências diversas. Suas raízes genésicas podem vir de profundidades íntimas insondáveis. “A própria filogênese( ) do sexo, que começa aparentemente no reino mineral, passando pelo vegetal e ao animal, para depois chegar ao homem, apresenta enorme variação de formas, inclusive a autogênese[geração espontânea] dos vírus e das células e a bissexualidade dos hermafroditas”( ), para alguns pesquisadores justifica o aparecimento de desvios sexuais congênitos.
Com a liberação sexual e a ascensão do feminino na sociedade contemporânea, a tolerância ao homossexualismo aumentou, permitindo que uma grande quantidade de pessoas que viviam no anonimato se expressasse naturalmente. Chico Xavier explica de forma clara o seguinte, “não vejo pessoalmente qualquer motivo para criticas destrutivas e sarcasmos incompreensíveis para com nossos irmãos e irmãs portadores de tendências homossexuais, a nosso ver, claramente iguais as tendências heterossexuais que assinalam a maioria das criaturas humanas. Em minhas noções de dignidade do espírito, não consigo entender porque razão esse ou aquele preconceito social impedirá certo número de pessoas de trabalhar e de serem úteis a vida comunitária, unicamente pelo fato de haverem trazido do berço características psicológicas e fisiológicas diferentes da maioria. (...)Nunca vi mães e pais, conscientes da elevada missão que a Divina Providencia lhes delega, desprezarem um filho porque haja nascido cego ou mutilado. Seria humana e justa nossa conduta em padrões de menosprezo e desconsideração, perante nossos irmãos que nascem com dificuldades psicológicas?”( )
A Doutrina Espírita é libertadora por excelência. Ela não tem o caráter tacanho de impor seus postulados às criaturas, tornando-as infelizes e deprimidas. A energia sexual pede equilíbrio no uso e não abuso ou repressão. O Espiritismo não condena a homossexualidade, contrariamente, recomenda-nos o respeito e fraterna compreensão para com os que têm preferências homoafetivas. Muitas vezes pode até ser alguém tangido pelo apelo permissivo que explode das águas tóxicas do exacerbado erotismo, somados aos diversos incentivadores pseudocientíficos da depravação, que podem estar desestruturando seu sincero projeto de edificação moral, através de uma conduta sexual equilibrada.( ) Por isso mesmo, não pode ser discriminado, nem rejeitado, pois, como admoesta Jesus, "aquele dentre vós que não tiver pecados, que atire a primeira pedra"( )...
Como já vimos com Emmanuel no início desta exposição, não há masculinidade plena, nem plena feminilidade na Terra. Tanto a mulher tem algo de viril, quanto o homem de feminil. Antigamente a educação muito rígida e repressiva contribuía para enquadrar o indivíduo ambisséxuo, em seu sexo natural.
Assumir a homossexualidade não significa mergulhar em um universo de atitudes extremadas e desafiadoras perante seu grupo de relacionamento familiar ou profissional, “mas fazer um profundo exercício de autoaceitação, asserenar-se por dentro a fim de poder reconhecer perante si mesmo e todo seu círculo de amigos e parentes que vive uma situação conflitante. O verdadeiro desafio é a construção interna para superar os desejos. E não estamos aqui referindo-nos exclusivamente a desejo sexual e sim a toda espécie de desejos que comandam a vida das criaturas.” ( )
Emmanuel enfatiza que “O mundo vê, na atualidade, em todos os países, extensas comunidades de irmãos em experiência dessa espécie [homossexual], somando milhões de homens e mulheres, solicitando atenção e respeito, em pé de igualdade devidos às criaturas heterossexuais.”( ) O homossexualismo não deve, pois, ser classificado como uma psicopatia ou comportamento merecedor de discriminação ou medidas repressivas. O homossexual, especialmente o "transexual", merece toda a nossa compreensão e ajuda, para que ele possa vencer sua luta de adaptação ao novo sexo adquirido com o renascimento.
Outra questão extremamente controvertida, para muitos cristãos, é a possibilidade da união estável (casamento) entre duas pessoas do mesmo sexo. Ante a miopia preconceituosa do falso purismo religioso da esmagadora maioria de cristãos supostamente “puros”, isso é uma blasfêmia. Isto torna o tema bastante complexo e, portanto, aberto para discussões. Porém, após refletir bastante sobre o assunto e, sobretudo, tendo como alicerce as opiniões de Chico Xavier, entendemos que a união estável (casamento) entre homossexuais é perfeitamente normal, sim.
Só conseguiremos entender melhor a questão homossexual depois que estivermos livres dos (pré)conceitos que nos acompanham há muitos milênios. Arriscaríamos a afirmar, que a legalização do casamento entre duas pessoas do mesmo sexo, é um avanço da sociedade, que estará apenas regulamentando o que de fato já existe.
Seria lícito a duas pessoas do mesmo sexo viverem sob o mesmo teto, como marido e mulher?A propósito, vasculhando fontes sobre esta mesma indagação encontramos em Folha Espírita a resposta de Emmanuel “A esta indagação o Codificador da Doutrina Espírita formulou a Questão 695, em O Livro dos Espíritos, com as seguintes palavras: ‘O casamento, quer dizer, a união permanente de dois seres, é contrário a lei natural?’ Os orientadores dos fundamentos da Doutrina Espírita responderam com a seguinte afirmação: ‘É um progresso na marcha da humanidade.’ Os amigos encarnados no plano físico com a tarefa de sustentar e zelar pelo Cristianismo Redivivo, na Doutrina Espírita, estão aptos ao estudo e conclusão do texto em exame.”( ) (grifamos)

Tanto o homossexual como o heterossexual devem buscar a sua reforma interior, não cedendo aos arrastamentos provocados pelos impulsos instintivos e sensuais. O que é ilícito ao hetero, também o é ao homossexual, ambos precisam “distinguir no sexo a sede de energias superiores que o Criador concede à criatura para equilibrar-lhe as atividades, sentindo-se no dever de resguardá-las contra os desvios suscetíveis de corrompê-las. O sexo é uma fonte de bênçãos renovadoras do corpo e da alma”( )
Mister, portanto, reconhecer que ao serem identificadas os pendores homossexuais das pessoas nessa dimensão de prova ou de expiação, é imperioso se lhes oferte o amparo educativo pertinente, nas mesmas condições que se administra instrução à maioria heterossexual da sociedade.
Acreditamos, por fim, que estas idéias poderão levar, a quantos as lerem, a meditar, em definitivo, sobre o assunto , lembrando que o homossexualismo transcende em si mesmo a simples questão da permuta sexual.

( )Xavier, Francisco Cândido. Vida e Sexo, Ditado pelo Espírito Emmanuel, Rio de Janeiro: Ed FEB, 2001.
( )______, Francisco Cândido. Vida e Sexo, Ditado pelo Espírito Emmanuel, Rio de Janeiro: Ed FEB, 2001.
( )Kardec, Allan. O Livro dos Espíritos, Rio de Janeiro: Ed. Feb, 2000, perg. 202
( )_______, Francisco Cândido. Vida e Sexo, Ditado pelo Espírito Emmanuel, Rio de Janeiro: Ed FEB, 2001.
( ) Filogenia (história evolucionária das espécies) opõe-se à ontogenia (desenvolvimento do indivíduo desde a fecundação até a maturidade para a reprodução.)
( )Disponível em acessado em 21/04/06
( ) Publicada no Jornal Folha Espírita do mês de Março de 1984
( ) A recomendação do Espiritismo para o respeito e a compreensão para com os irmãos que transitam em condições sexuais inversivas (homossexualismo) ocorre em função do sentimento de fraternidade ou caridade que deve presidir o relacionamento humano, mas igualmente pelo fato de que nenhum de nós tem autoridade suficiente para condenar quem quer que seja, pois todos temos dificuldades morais e/ou materiais graves que precisam de educação.
( )João, cap. VIII, vv. 3 a 11
( )Disponível em acessado em 21/04/2006
( ) _______, Francisco Cândido. Vida e Sexo, Ditado pelo Espírito Emmanuel, Rio de Janeiro: Ed FEB, 2001.
( ) Publicada no Jornal Folha Espírita do mês de Julho de 1984.
( ) Xavier, Francisco Cândido. Conduta Espírita, Ditado pelo Espírito André Luiz, Rio de Janeiro: Ed FEB, 2001.

8 comentários:

  1. Ola, estou pesquisando sobre homossexualidade e transsexualidade (que nao é desejar pessoas do mesmo genero como no seu texto, mas a mudança completa de sexo). Fiz algumas anotacoes de outros blogs espiritas, isto é o que eles tem a dizer. O que voce acha?

    "A maioria dos estudiosos da Doutrina Espírita considera que tal situação (chamada de transexualidade) é uma prova para o Espírito e que tal relação afetiva não deve ser concretizada entre pessoas do mesmo sexo"

    "Não é sem razão que Divaldo Franco e Chico Xavier, médiuns dedicados, com larga experiência no trato do Espiritismo, consideram o homossexualismo um gerador de angústias.

    Philomeno de Miranda (Espírito), em "Loucura e obsessão",F.E.B., 1988, Brasilia/DF, 2a.Ed., pag.75, consigna o homossexualismo como provação, alertando que, "a persistência no desequilíbrio, remeterá o ser compulsoriamente à expiação, mutiladora ou alienante".

    Homens e mulheres nascem homossexuais com a destinação específica do melhoramento espiritual.

    Os homossexuais, homens ou mulheres, assim, são criaturas em expurgo de faltas passadas, merecedoras de compreensão e sobretudo esclarecimento.

    "Manter sob controle" é entender, prospectivamente, que tal tendência tem raízes no passado, em vida anterior, e que somente a abstenção, agora, livrará seu portador de maiores problemas, já nesta, quanto em vidas futuras...

    "Manter sob controle", ainda, é perseguir a vitória na luta travada entre o "impulso" e a "razão", ou melhor, entre o corpo, exigente desse prazer e o Espírito, decidido à conquista da normalidade sexual.

    A oração, o Evangelho e a vontade, juntos, darão ao homossexual outros prazeres, outras compensações, pacificando assim corpo e Espírito"

    "transsexuais são espíritos mal acostumados à masculinidade"

    ResponderExcluir
  2. Creio que deva existir um "resquicio" de preconceito no texto. Transexuais, homossexuais, transgeneros são pessoas como as outras. Espiritos, a exemplo dos anjos biblicos, não tem sexo, nem sexualidade. Essa é uma manifestação da materia, carnal. Desejos e impulsos temos todos e somos todos fadados a controlá-los. As pessoas (e pode acreditar, há mais pessoas fora do que se considera "normalidade do que se pode imaginar) são condenadas pela sociedade a angustia de não ter afeto, compreensão ou apoio devido ao preconceito a que estão sujeitas. EM nenhum momento o texto Espírita repudia a homossexualidade. Repudia a vida lasciva, independente do genero. Algo para pensar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo, ao meu ver moralmente logico, e mais de acordo com a justiça e amor do CRIADOR

      Excluir
  3. Concordo plenamente com a Simone Nandez, o que está em jogo é o comportamento afetivo e sexual (promíscuo ou sadio) de cada pessoa e não sua trans, homo, bi ou heterossexualidade. O caráter de um ser não se mede por sua manifestação sexual ou de gênero mas, sim, por suas ações.

    ResponderExcluir
  4. Refletindo sobre as sábias palavras de Chico Xavier no programa Pinga Fogo há anos atrás :

    "... Não nos referimos aqui aos problemas do desequilíbrio nem aos problemas da chamada viciação nas relações humanas. Estamos nos referindo a condições da personalidade humana reencarnada, muitas vezes portadora de conflitos que dizem respeito seja à sua condição de alma em prova ou à sua condição de criatura em tarefa específica.
    ...... Se as potências do homem na visão, na audição, nos recursos imensos do cérebro nos recursos gustativos, nas mãos, na tatilidade com que as mãos executam trabalhos manuais, nos pés; se todas essas potências foram dadas ao homem para a educação, para o rendimento no bem, isto é, potências consagradas ao bem e à luz em nome de Deus, seria o sexo, em suas várias manifestações, sentenciado às trevas?"

    ResponderExcluir
  5. o espiritismo ainda está distante da resposta para a questão da homossexualidade e transexualidade que são duas condições espirituais diferentes. Mas o bom eh que pregam a tolerância enquanto lhes falta conhecimento. Para mim é mais simples compreender esses processos, todos vem para provações, mas a homossexualidade não é punição eh uma manifestação natural do espirito, e pq viemos assim? Para quebrar as barreiras do que o homem determinou para os sexos e para o amor, existem seres homossexuais nos outros animais, então a teoria de que viemos assim.por nossas negligências não é correta, a homossexualidade eh uma vertente natural da alma, que eh capaz de encontrar amor e desejo sexual ou reprodutivo em.seres do mesmo sexo e claro que as vidas vividas vão acentuar e cada um vai ter uma manifestação diferente, assim como no progresso natural se tornarão pansexuais, que amam sem distinção de sexo, tudo natural, nada punição, a expiação vem na não aceitação, e o crescimento vem na luta pelo bem, agora a transexualidade eh uma questão diferente, tb não é punição nem desequilíbrio da alma, o espírito escolhe vir assim, ele quita questões claro, mas o objetivo é tb transformar um pensamento perpetuado que determina o gênero e o sexo das pessoas, eh uma das vivencias de maior transformação, o ser passa no terreno o que só realizamos fora do corpo a transmutação para outro sexo, há casos de pessoas que mudaram de sexo, e depois mudaram novamente, e então mudaram novamente, se esses espíritos tem desequilíbrio espiritual? Alguns tem, alguns não, alguns vieram mais para libertar mentes do que por crescimento pessoal, que eh o caso de crianças com famílias receptivas, que não as maltratam, não que não vá haver nenhuma provação, mesmo um espirito elevado passa por elas pois faz parte do sistema de funcionamento do plano terreno, passamos por provações por vários motivos, para crescer, e para nos lembrarmos e entendermos processos e assim alcançar o conhecimento que precisa para ajudar os demais e o mundo, vai depender do nível e necessidade de cada um. Bem, isso eh o que os espíritos superiores me dizem, eu vim para mudar os pensamentos das pessoas, para ajudar no crescimento delas, por isso estou explicando da forma mais simples que encontro, nem todos vão aceitar essa explicação, mas futuramente outros virão e trarão a mesma mensagem. Sobre o sexo, o sexo eh uma ferramenta de conexão entre as almas, que se manifesta como o desejo de reprodução nos animais, mas no homem passou a ser ferramenta de diversão, para entender a importância do sexo e como ele pode desequilbrar o indivíduo basta pensar em como o espirito irá ver uma ligação sexual feita sem amor, o que isso trará para o plano terreno? A desvalorização de uma ligação fundamental como essa traz o desrespeito pelo o outro, traz a banalização do sentimento, por isso muitas pessoas se sentem mal depois que fazem sexo com pessoas que não amam, e quando fazem com pessoas que amam mas o outro na as ama, o sexo que eh uma ligação fundamental entre os indivíduos (sendo superado pela evolução do amor do individuo, onde para tocar a alma do outro não se necessita sexo, e eis pq temos pessoas assexuada vindo a terra, para ajudarem nesse processo de libertação, claro tb tem.haver com o processo evolutivo, de virem de seres assexuados, e em.alguns casos de alguma perda física, e neste último o ser carrega um dano no espirito, pois a manifestação não é"natural" e sim uma sequela), e não pode ser vista como algo banal...

    ResponderExcluir
  6. apesar da coesão do texto ser perfeita e o paradoxos das palavras serem subliminar CREIO. QUE O TEXTO ESTA LONGE DE EXPLICAR TRANSEXUALIDADE.
    Falo isso por ser uma mulher-Trans.
    Achei a leitura irrelevante pois colocou indiretamente tudo em um combo só.
    O bacana da obra que faz um pseudo ensaio ciencifico filosofico.
    sou uma mulher trans,sinto atracao por pessoas ...Independente do genero ou genitalia.
    Enfim gracas ao bom deus isso é. Apenas um texto o qual nao me indentifiquei.

    ResponderExcluir
  7. Sou leigo no assunto mas o que eu pude entender resumidamente é que não tendo praticas desnecessárias sexual, usar o corpo um do outro como objeto de desejo só para sexo, e sim o amor sincero entre duas pessoas independente do sexo é o que vale.E pude entender tbm que em uma passagem do texto que ficamos em filas de feminilidade e de masculinidade em diversas reencarnações para entendermos como funciona cada passagem na terra, não apenas resgatar alguma dívida passada mas sim tbm principalmente a evolução de todos.Faz muito sentido e eu concordo.

    ResponderExcluir